quarta-feira, 22 de julho de 2009

Escova ou Pente? Saiba quais são os modelos, e qual é melhor para o seu cabelo!

Muitas pessoas tem dúvidas em relação á esse assunto, não é pra menos, com tanta variedade, são inúmeros modelos de diversos materiais e formas; porém, cada um tem uma indicação específica. Segundo especialistas, o que determina qual escova usar, é a espessura do fio, quanto mais grosso, maior deve ser o diâmetro da escova e o espaçamento das cerdas. Para evitar que o cabelo fique arrepiado, use uma escova com íons nas cerdas, pente ou escova de madeira, também são indicados, pois seu atrito com os fios não gera eletricidade. Além do formato da escova, as cerdas também tem diferentes funções, e podem ser sintéticas ou naturais, mas a maioria, cerca de 99% são de cerdas mistas: pêlo de javali e nylon, já que o nylon é resistente ao calor; o pêlo de javali elimina a eletricidade e distribui a oleosidade do cabelo até as pontas. Pra quem tem o couro cabeludo sensível, as indicadas são as almofadadas.

Escovas Retangulares
Esse tipo de escova retangular e com as cerdas mais espaçadas, são ideais para cabelos quebradiços, pois não exigem muita pressão.
Escovas Térmicas
Essas escovas também podem ter íons na base térmica e nas cerdas, que alisam o cabelo, dando movimento e evitando o frizz. A base pode ser de cerâmica ou alumínio. Se usada junto com o cecador, a base absorve o calor facilitando o alisamento. A mais fina é indicada para os cabelos curtos, e também para fazer cachos.

Escova Raquete/Pente Dentes Largos

Alisa e da movimento. Ideal para penteados que necessitam pegar todo o cabelo, como o rabo de cavalo. Também é ótima para desembaraçar os fios médios ou longos, não agride o couro cabeludo, pois é almofadada. E o pente, de madeira, ajuda a evitar os temíveis fios arrepiados, os dentes largos são ideais para cabelos cacheados.

Escovas de Cerdas Naturais

Geralmente feitas de pêlo de javali, dão brilho ao cabelo, pois uniformizam a oleosidade. São legais pra quem tem cabelos finos, pois não puxam os fios. As bolinhas na ponta das cerdas massageiam o couro cabeludo.
Pentes: Garfo/Jacaré/FinoO modelo garfo serve para dar forma e soltar o cabelo crespo. Ideal também para cabelo afro. O pente jacaré, é ótimo para cabelos cacheados, pois tem os dentes bem espaçados. E o pente fino, é indicado para cabelos lisos.

Para a conservação: é importante manter pentes e escovas sempre limpos, após o uso retire os cabelos que possivelmente vão ficar, e lave uma vez por semana com sabão neutro ou shampoo.

Cuidados na hora de escovar: desembarace o cabelo sempre quando estiver seco, ou levemente úmido, pois quando estão molhados aumenta a elasticidade e podem quebrar.

5 comentários:

  1. eu recomendo que nao peguem escovas de madeira.
    aqui esta um trecho de um outro site,

    "A maioria dos pentes de madeira que temos no mercado, depois de um tempo começa a apresentar algumas rebarbas, o que em contato com o fio pode danificar as cutículas do cabelo, causando o efeito contrário do que procuramos.Também nestes pentes é mais fácil o acúmulo de microorganismos, até por que para evitá-los o bom seria utilizar o pente apenas com os cabelos secos, mas a indicação para desembaraçar é usá-los com os cabelos molhados, então ficamos sem muitas opções não?Quem não larga de jeito nenhum os pentes de madeira deve prestar muita atenção na qualidade dos mesmos, se seus dentes são lisos e polidos, o que pode retardar estas rebarbas.Quem não larga de jeito nenhum os pentes de madeira deve prestar muita atenção na qualidade dos mesmos, se seus dentes são lisos e polidos, o que pode retardar estas rebarbas.

    té mais. (:

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo! Quem gosta e tem cuidado com seus cabelos, presta atenção na qualidade de tudo que utiliza, desde produtos cosméticos, à escovas pentes e afins. Por isso penso que quem gosta de pente ou escovas de madeira, não terá malefícios, pois com certeza irá escolher um produto de qualidade!

    Obrigada pela opinião!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei essas dicas!!!!!!!!!
    obrigada por tirar minhas duvidas!

    ResponderExcluir
  4. gostei,tirou todas as minhas dúvidas..parabens!!1

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para o blog, obrigada por comentar!