Ultimamente essa informação de ''sem sal'', tem tomado conta de vários rótulos de shampoo. Se a marca faz questão de anunciar isso, será que ele pode ser prejudicial aos nossos fios??? Essa é uma dúvida freqüente de muitos consumidores; minha inclusive. Em razão disso, este é o tema do Tirando Dúvidas de hoje.
- Como começou o mito em torno desse assunto?
Nos salões de beleza, pois muitos cabeleireiros afirmam que o cloreto de sódio resseca os fios e pode fazer com que vários tratamentos capilares, como a coloração, tenham menos eficácia.
- Qual a verdadeira função do sal no produto?
O sal exerce mais de uma função no produto, que pode ser a de proporcionar mais espuma e dar viscosidade.
- Afinal, o cloreto de sódio é ou não prejudicial ao cabelo?
Se o seu cabelo for de normal á seco, ele pode não ser o ideal; por isso são indicadas as fórmulas que contenham sal, para cabelos oleosos. Entretanto, devido a quantidade de sal que é utilizada na maioria das fórmulas, ele não chega a ser prejudicial, e também por agir superficialmente, na camada externa do fio capilar, não são capazes de retirar os tratamentos.
- E os produtos ''ditos sem sal''?
Na verdade eles não possuem o tradicional sal de cozinha, mas, podem conter outros ativos, que em contato com outros ingredientes, ocasionam reações na fórmula; como o cloreto de potássio.
- O que faz a diferença realmente?
Então o sal, é basicamente um coadjuvante, que tem sua importância, mas não é a característica principal a ser levada em conta. Segundo especialistas em cabelo, o item fundamental com que devemos nos preocupar, é o PH (potência de hidrogênio), que indica o grau de acidez, se ele for menor do que 7, ou a alcalinidade, se for maior do que 7. Se o PH do produto for igual a 7, será neutro.
- Qual o PH indicado?
Novamente segundo especialistas, o PH ideal, é o menor que 7, pois se o produto for alcalino, aí sim poderá ser prejudicial, por abrir muito as escamas. Já que quanto mais alcalino, maior o poder de limpeza, como em detergentes, e este tipo de ''sujeira'', não é comparável a dos cabelos; não é preciso tanta potência na limpeza.
Dados fornecidos por Seda e Natura:
* Utiliza cloreto de sódio em seus produtos; exceto nas linhas S.O.S. Chocolate e S.O.S. Reconstrução Estrutural;
* O cloreto de sódio é substituído pelo cloreto de potássio;
* PH: varia entre 6,0 e 7,0.
* Todos os produtos para cabelo da Natura contém sal em sua fórmula, porém em quantidade reduzida;
* O PH natural do cabelo, bem como da pele humana gira em torno de 4,5 a 5,5;
* Os shampoos Natura possuem um PH que varia entre 6,0 a 7,2, e os condicionadores 3,5 a 5,0;
* Esses valores são os ideais para obter a segurança, eficácia e estabilidade dos produtos.
Eu agora só utilizo shampô orgânico sem sodium laureth sulfate nem silicone, é muito melhor para os meus cachos e nao resseca o cabelo :-)
ResponderExcluirNa verdade nós usamos qualquer um que tiver no banheiro, mas é claro que se fosse para escolher seria o sem sal...mas os shampoos natura e avon são ótimos...comprovados por nés...hehehhe bjao e ótimo fds
ResponderExcluirhttp://gauchasnamoda.blogspot.com/
eu só uso sem sal.cuidado total com meu cabelo!!
ResponderExcluirtem selinho p vc.
bjo
http://belezocasblog.blogspot.com