sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Como obter um bronzeado saudável?

O verão é de longe a estação preferida da maior parte dos brasileiros, quando ele chega (ou está pra chegar), é notória a preocupação que muitas pessoas tem em perder peso, diminuir medidas e também desfilar por aí com aquele bronzeado, que na maioria das vezes não pode ser obtido de forma gradativa durante o ano e conforme os cuidados necessários pra evitar danos á saúde. Mas também não adianta querer pegar aquela cor de uma hora pra outra, ou seja, ficar torrando o dia inteiro no sol, pois as consequências podem ir além do resultado esperado, causando vermelhidão, escamação e a longo prazo até câncer de pele. Falando nisso, visando altos riscos para a saúde, a Anvisa anunciou nesta quarta- feira a proibição do uso das câmaras de bronzeamento para fins estéticos, pois através de estudos, especialistas concluíram que se uma pessoa começa a fazer uso da mesma antes dos 35 anos, eleva em 75% a chance de desenvolver melanoma. Porém existem outras formas, mais seguras de se obter um bronzeado saudável:



  • Banho de sol: além de auxiliar na absorção da vitamina E, e na fixacção do cálcio no organismo, é uma das formas de conseguir a cor do verão, mas deve- se respeitar algumas medidas pra não ocasionar danos á saúde, como o horário de exposição, que deve ser feito até as 10hrs da manhã e após as 16hrs. Porém, é necessário ter paciência, já que a melanina, pigmento responsável pelo bronzeamento, precisa de alguns dias pra ''fazer efeito'', então, não adianta torrar o dia inteiro no sol, e ficar parecendo um camarão, pois esse processo resseca a pele, ocasionado a descamação. Precauções: segundo especialistas, além de ser necessário, é possível se bronzear fazendo uso de filtro solar, que deve ser reaplicado a cada 2 horas e no mínimo fator 15 que deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição, que deve durar em média 20 minutos.

  • Jato de Tinta: opção considerada segura, a base de diclassroxiacetona (DHA), e queratina, que formam a melanoclassina, responsável pela cor amarronzada, que vai atuar na camada mais externa da pele. Uma sessão dura em média 15 minutos e não precisa de retoque num período de 10 a 15 dias. Precauções: é indicada um esfoliação prévia, para evitar que algumas partes do corpo como cotovelos e joelhos fiquem manchados.

  • Cápsulas de Bronzeamento: são pílulas a base de betacaroteno ou urucum, que estimulam a formação de melanina. Precauções: segundo dermatologistas, mesmo com o uso das cápsulas, é indispensável a aplicação de filtro solar. Também recomenda- se que não seja feito o uso constante do produto.

  • Autobronzeadores: alternativa prática pra quem não gosta de ficar fritando no sol, mas que exige um pouco de técnica/cuidado na aplicação, pois pode manchar, é indicada uma esfoliação prévia, e como opção, pode- se usar um produto específico para o rosto. Precauções: durante o processo de aplicação do autobronzeador, utilize sempre luvas para não manchar as mãos, utilize pouco produto nos joelhos, cotovelos e pés, pois devido ao maior número de células mortas nessas regiões, podem ficar mais escurecidas, por isso a necessidade de uma boa esfoliação, que deixará a cor de toda pele mais uniforme.

Dicas para manter o bronzeado: depois de obter a cor tão desejada, são necessários alguns cuidados pra manter o bronze, e não jogar todo o trabalho que você teve no lixo:

A palavra de ordem é hidratação. Se o processo de bronzeamento for o natural, ao sol, principalmente, pois a pele ficara desidratada/ressecada, por isso é muito importante repor a hidratação, com cremes, óleos, géis (?) pós- sol ou outro de sua preferência, para potencializar a hidratação, recomenda- se que seja feita após o banho, com a pele ainda úmida. Para que o bronzeado dure mais, evite tomar muitos banhos diariamente, e nem pense em água quente, pois resseca a pele, o ideal é que a água esteja na temperatura ambiente. E o principal, abuse do filtro solar!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para o blog, obrigada por comentar!